busca

Bizarrice

Americano diz ter perdido 2,4 cm do pênis após ser infectado pela covid-19

Por João Paulo Martins  em 13 de janeiro de 2022

O depoimento foi dado ao podcast americano How To Do It da Slate e não se sabe se é algo real

Americano diz ter perdido 2,4 cm do pênis após ser infectado pela covid-19
(Foto: Freepik)

 

Surgiu na internet um boato de que um homem perdeu parte do tamanho do pênis depois ter sido infectado pela covid-19. Segundo a revista americana Newsweek, o assunto ganhou visibilidade no podcast de aconselhamento sexual How To Do It da Slate. Um homem entrou em contato para dizer que havia perdido “cerca de 2,4 cm” do comprimento de seu órgão genital após a infecção por coronavírus.

Ele acrescentou: “aparentemente, é devido a danos vasculares, e meus médicos acham que provavelmente deve ser permanente”.

Não é o único relatório desse tipo, lembra a publicação americana. Um estudo publicado em janeiro de 2021 na revista científica The Lancet analisou mais de 3.700 pessoas com suspeita de “covid longa”, com duração superior a 28 dias. Ele identificou mais de 200 sintomas potenciais em várias partes do corpo.

Entre os efeitos colaterais da infecção prolongada por coronavírus estavam relatos de “diminuição no tamanho dos testículos e/ou pênis”, embora tenham sido relatados numa pequena minoria de entrevistados – menos de 10%, informa a Newsweek.

Charles Welliver, especialista em saúde masculina e urologista da Faculdade Médica Albany, disse ao podcast How To Do It que a covid-19 tem sido associada à disfunção erétil, o que geraria a diminuição no tamanho do pênis.

“Provavelmente, todo cara com disfunção erétil significativa sofre algum encolhimento [do órgão sexual]. Vemos isso, particularmente em homens depois de terem a próstata retirada devido ao câncer e não terem ereção por seis a 12 semanas. Todos sofreram encolhimento”, comenta o especialista, citado pela revista americana.

O urologista Ashley G. Winter, da clínica de saúde Kaiser Permanente, também conversou com o podcast e disse que os efeitos negativos do coronavírus no pênis podem estar relacionados a algo chamado disfunção endotelial – termo que se refere ao funcionamento prejudicado do revestimento das veias.

Isso se relaciona ao pênis e às ereções porque são eventos de fluxo sanguíneo. Winter disse: “Você fica ereto porque um monte de sangue se move para seu pênis e fica lá. Quando esses vasos sanguíneos são afetados, então, pode ter disfunção erétil”.