busca

Bizarrice

Bando de 30 pavões "aterroriza" cidadezinha do Reino Unido e, em retaliação, três aves já foram mortas

Por João Paulo Martins  em 16 de junho de 2023

Tudo começou com três pavões que fugiram de um hotel abandonado e decidiram viver na pequena Ellenborough, na região de Cumbria

Bando de 30 pavões "aterroriza" cidadezinha do Reino Unido e, em retaliação, três aves já foram mortas
Moradores de Ellenborough reclamam da sujeira, do barulho e dos estragos causados pelos pavões (Foto: Facebook/TELEGRAPH.CO.UK/Glen Minikin/Reprodução)

 

Após um bando de pavões terem virado notícia por aterrorizarem os moradores de uma pequena cidade do Reino Unido, várias aves foram encontradas mortas. Segundo o jornal britânico The Telegraph, a população local diz que foi preciso resolver “a questão com as próprias mãos”.

Cerca de 30 pavões teriam causado estragos em propriedades de Ellenborough, em Maryport, na região de Cumbria, nos últimos cinco anos. Moradores dizem que os pássaros arranharam veículos, derrubaram espelhos retrovisores, causaram danos a cozinhas e bicaram portas de entrada.

Mas três aves morreram recentemente, duas atropeladas por automóveis e a outra por envenenamento, de acordo com o proprietário de um santuário animal local.

Uma missão de resgate está em andamento para proteger as aves por meio de um plano de evacuação envolvendo a polícia e o corpo de bombeiros, mas isso tem causado conflitos na cidade de menos de 4.000 habitantes.

Enquanto alguns moradores estão desesperados para que os pássaros sejam removidos, uma petição pedindo que eles fiquem foi assinada por mais de 200 pessoas, informa o jornal.

Luke Pearson, de 26 anos, que trabalha em uma fábrica de concreto, disse ao The Telegraph que seu carro novo, um Passat, da Volkswagem, foi danificado pelos pavões.

 

Bando de 30 pavões "aterroriza" cidadezinha do Reino Unido e, em retaliação, três aves já foram mortas
(Foto: Facebook/TELEGRAPH.CO.UK/Glen Minikin/Reprodução)

 

“Comprei há apenas seis meses e já está coberto de marcas e arranhões. Eles vêm e sentam nele e arranham com s garras. Os machos veem seus reflexos nele e pensam que é outro macho, então os bicam. Eles estão literalmente brigando consigo mesmos, mas o único dano é no carro. Outro dia, eu estava levando meu filho para a escola quando um dos pavões decolou de um telhado, mergulhou entre duas casas e bateu na lateral do carro. É apenas em momentos como esse que você percebe o quão grande eles são. Eles são um incômodo e precisam ir embora”, reclama o morador de Ellenborough.

Outro morador, de sobrenome Snother, contou ao jornal que ele e sua família passam noites sem dormir. “Eu acordo às 5h da manhã e minha esposa trabalha no turno da noite. Nós dois estamos desgastados porque os pavões pousam em nossos telhados e passam a noite gritando um com o outro. Já vi até sete deles na rua, desfilando em uma pequena gangue. Você começa a se perguntar se eles estão pensando em assaltar alguém”.

Outro vizinho disse que sua antena de TV foi deslocada por uma ave e uma menina de 9 anos sofreu arranhões na perna quando acidentalmente perturbou um dos pavões que estavam no jardim da casa dela.

 

Bando de 30 pavões "aterroriza" cidadezinha do Reino Unido e, em retaliação, três aves já foram mortas
(Foto: Facebook/TELEGRAPH.CO.UK/Glen Minikin/Reprodução)

 

Como explica o jornal britânico, os pavões originalmente pertenciam a um hotel chamado Ellen Bank, que ficava nas proximidades de Maryport e fechou há alguns anos.

Após o encerramento das atividades do hotel, três dos pássaros fugiram até Ellenborough e se tornaram populares entre os habitantes locais, que os chamavam de Romeu, Julieta e Betty.

O trio de pavões chegou a ter até um perfil no Facebook e foi bem recebido na comunidade, mas com o tempo a população de se tornou um problema, revela o The Telegraph.

Existem agora cerca de 30 aves, além de uma ninhada de oito que nasceu recentemente debaixo de barco que fica no quintal de uma casa.

Kathryn Roberts, de 31 anos, se diz fã dos pavões, embora eles frequentemente perturbem seu dia batendo na porta para pedir comida. “Eles vêm e bicam a porta para pedir comida. Eu sou daquelas que gostam de alimentá-los, então não me importo. O preferido deles é o Cheerios [cereal matinal da Nestlé], sempre tenho um pacotinho pronto para quando eles passam”.