busca

Bem-Estar

Selênio pode ajudar contra obesidade e envelhecimento, diz estudo

Por João Paulo Martins  em 10 de abril de 2021

Nutriente é muito comum na castanha-do-pará e possui efeitos parecidos com dietas, ao menos em testes com cobaias

Selênio pode ajudar contra obesidade e envelhecimento, diz estudo
(Foto: Pixabay)

A castanha-do-pará é um exemplo de alimento rico em selênio que, segundo um estudo recente, pode ajudar a proteger o organismo contra a obesidade.

De acordo com a pesquisa publicada no final de março no site da ONG científica eLife, adicionar selênio à dieta de cobaias pode ajudar a evitar o sobrepeso e levar a intervenções que reproduzem muitos dos efeitos antienvelhecimento associados às dietas, mas restrição alimentar.

É sabido que a restrição da ingestão do aminoácido metionina, que contém enxofre e é encontrado principalmente em ovos, frango, carne bovina e laticínios, pode aumentar a expectativa de vida. Dieta veganas podem ser uma ótima forma de evitar o consumo excessivo de metionina; mas esse estilo de vida não costuma agradar a muita gente.

Portanto, os pesquisadores pretendiam criar uma intervenção dietética que provocasse efeitos semelhantes aos de uma dieta com baixo teor de metionina, sem exigir uma mudança nos padrões alimentares.

Ação do selênio no organismo

Estudos anteriores em ratos indicaram que o selênio pode diminuir um hormônio regulador de energia chamado IGF-1, assim como ajudar na redução da metionina. Isso levou a equipe de pesquisadores a testar se a suplementação desse nutriente poderia oferecer a mesma proteção contra a obesidade que a restrição do aminoácido.

Para testar essa teoria, eles alimentaram cobaias mais velhas com três tipos de dietas ricas em gordura: uma contendo quantidades normais de metionina (grupo de controle); uma dieta restrita em metionina; e uma terceira contendo quantidades normais de metionina, além de uma fonte de selênio.

Os autores descobriram que a suplementação do nutriente comum na castanhas-do-pará protegeu os ratos de qualquer idade e sexo contra o ganho de peso e o acúmulo de gordura, comparados ao grupo de controle. Na verdade, segundo os cientistas, foi tão eficaz quanto a dieta que restringia totalmente a metionina.

Eles também descobriram que os ratos tratados com suplementação de selênio reduziram significativamente os níveis do hormônio IGF-1, além de diminuírem a leptina, outro hormônio associado à ingestão de alimentos e ao gasto de energia.

Então, consumir alimentos ou suplementos ricos em selênio pode ajudar contra a obesidade? Os especialistas alertam que a pesquisa foi conduzida apenas em ratos, então testes clínicos seriam necessários antes que qualquer conclusão pudesse ser feita.