busca

Alimentação

VÍDEO: conheça o maior mirtilo do mundo, do tamanho de uma bola de pingue-pongue

Por Da Redação  em 15 de março de 2024

A enorme frutinha foi produzida em uma fazenda de Nova Gales do Sul, na Austrália

VÍDEO: conheça o maior mirtilo do mundo, do tamanho de uma bola de pingue-pongue
O mirtilo recordista mundial tem mais de 20 g, cerca de 10 vezes maior que a média dessa frutinha (Foto: Costa Berries/Divulgação)

 

Apesar de não ser uma fruta muito conhecida no Brasil, o mirtilo é uma berry cheia de benefícios para a saúde. Normalmente, ela é pequena, bem menor que uma uva, mas uma fazenda da Austrália acaba de quebrar o recorde do maior mirtilo do mundo com uma fruta do tamanho de uma bola de pingue-pongue.

Segundo a emissora britânica BBC, o mirtilo, colhido em novembro de 2023 e mantido guardado no freezer, possui quase quatro centímetros de largura e pesa 20,4 g – cerca de 10 vezes a média dessa berry.

O exemplar é de uma nova variedade desenvolvida pela empresa Costa, chamada Eterna, caracterizada pelos frutos enormes, e proveniente da fazenda em Corindi, no norte de Nova Gales do Sul.

 

VÍDEO: conheça o maior mirtilo do mundo, do tamanho de uma bola de pingue-pongue
(Foto: Costa Berries/Divulgação)

 

“Quando colocamos na balança é que percebemos o tamanho dela. A fruta que quebrou o recorde era obviamente particularmente grande, mas chegamos a colher, naquela manhã, 20 ou mais frutas que teriam quebrado o recorde mundial”, explica o horticultor Brad Hocking, citado pela emissora.

O enorme mirtilo acaba de ser certificado pelo livro dos recordes Guinness World Records como o mais pesado já registrado.

Com todo esse tamanho, o sabor muda? Hocking diz à BBC que não sabe. Embora tentador, a equipe decidiu salvar a fruta recordista e comer as outras colhidas no mesmo dia.

Mas, em geral, as frutas da variedade Eterna, embora maiores, não têm o sabor comprometido, de acordo com o horticultor.

“É uma experiência diferente comer uma fruta tão grande. O sabor e a firmeza estão lá. Tem uma crocância muito boa e um elevado nível aromático de mirtilo”, comenta Brad Hocking à BBC.