Alimentação
Dia Internacional da Cerveja: três marcas brasileiras estão entre as 50 cervejas mais valiosas do mundo
Empresa britânica Brand Finance divulgou seu relatório anual de valor e peso das principais marcas de cerveja de todo o mundo

Nesta sexta (5/8) é celebrado o Dia Internacional da Cerveja. Apesar de ser uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no Brasil, apenas três marcas nacionais estão presentes no ranking das 50 cervejas mais valiosas e de maior peso no mercado mundial.
O levantamento de 2022 feito pela empresa britânica Brand Finance, especializada em avaliação de marcas, traz a cerveja mexicana Corona, de propriedade da Anheuser-Busch InBev, como a mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 7 bilhões (cerca de R$ 36 bilhões).
Apesar de a pandemia de covid-19 ter causado o fechamento de muitos bares e restaurantes e levado a problemas na entrega de certos suprimentos, a marca criada em 1925 pela cervejaria Modelo, localizada na Cidade do México, continua sendo a mais valiosa do mundo, com uma pequena margem para a segunda colocada, a holandesa Heineken, que vale US$ 6,9 bilhões (cerca de R$ 35,9 bilhões).
Todos os anos, a Brand Finance testa 5.000 das maiores marcas de cerveja do mundo. As 50 mais valiosas e de maior peso no mundo estão incluídas no ranking anual Brand Finance Beers 50.
Curiosamente, a Corona passou a enfrentar alguns desafios desde março de 2020, com o início da pandemia, principalmente nos Estados Unidos, porque alguns consumidores inicialmente hesitaram em comprar seus produtos devido à semelhança de nome com o coronavírus, causador da covid-19. Apesar da associação entre o nome da cerveja e a doença, que já matou dezenas de milhões de pessoas, a Corona alcançou 21% do mercado e continua sendo a marca de cerveja mais valiosa do mundo, segundo a empresa britânica de consultoria.
“Ao longo da pandemia, as marcas de bebidas alcoólicas enfrentaram condições difíceis, incluindo demanda flutuante devido a bloqueios nacionais em todo o mundo”, comenta Alex Haigh, diretor administrativo da Brand Finance, citado pelo site da consultora.
Marca de peso
Além do valor da marca, a Brand Finance também analisa o “peso” das cervejas por meio de uma tabela de pontuação que avalia questões como investimento em marketing, patrimônio e desempenho dos negócios. São regras que constam na norma internacional ISO 20671.
Segundo a empresa britânica, a pesquisa de mercado ouviu mais de 100.000 entrevistados em mais de 35 países e em quase 30 setores. A brasileira Brahma, que está em 17ª no ranking das mais valiosas, avaliada em US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 8,8 bilhões), é a marca de maior peso do mundo, com uma pontuação no Índice de Força da Marca (Brand Strength Index ou BSI) de 93 em 100 e classificação de AAA+.
Vale lembrar que a Brahma é uma das cervejas mais conhecidas no Brasil e também é propriedade da Anheuser-Busch InBev – que também é dona de outras importantes marcas mundiais, como Budweiser, Hoegaarden e Stella Artois. A Brand Finance lembra que a cerveja brasileira chamou a atenção recentemente ao fazer uma parceria com o frigorífico Wessel para promover a combinação de churrasco e Brahma.
No ranking atual da consultora britânica, a marca brasileira está à frente da Corona, que garantiu a segunda posição com um BSI de 89,8 em 100 e classificação de AAA+.
Outras duas cervejas brasileiras fazem parte do ranking das 10 marcas de maior peso no marcado global: a Skol aparece em 4º lugar com BSI de 88,8 e classificação AAA, e a Antarctica está em 9º, com 86,2 e também AAA.
Confira o ranking das 50 cervejas mais valiosas do mundo segundo a Brand Finance:
- Corona – México
 - Heineken – Holanda
 - Budweiser – EUA
 - Bud Light – EUA
 - Modelo Especial – México
 - Snow – China
 - Miller Lite – EUA
 - Coors Light – EUA
 - Kirin – Japão
 - Asahi – Japão
 - Skol – Brasil
 - Guinness – Irlanda
 - Victoria – México
 - BrewDog – Reino Unido
 - Cadsberg – Dinamarca
 - Harbin – China
 - Brahma – Brasil
 - Michelob – EUA
 - Tsingtao – China
 - Stella Artois – Bélgica
 - Tecate – México
 - Busch – EUA
 - Truly Hard Seltzer – EUA
 - Natural – EUA
 - Antarctica – Brasil
 - Tiger – Cingapura
 - Tuborg – Dinamarca
 - Saigon – Tailândia
 - Amstel – Holanda
 - Estrella Damm – Espanha
 - Sapporo – Japão
 - Mahou – Espanha
 - Cass – Coreia do Sul
 - Kingfisher – Índia
 - Aguila – Colômbia
 - Twisted Tea – EUA
 - Dos Equis XX – México
 - Yanjing – China
 - Kronenbourg – França
 - 333' Export – Tailândia
 - Velkopopovicky Kozel – República Checa
 - Desperados – França
 - Kinmugi – Japão
 - Chang – Tailândia
 - Samuel Adams – EUA
 - BECK's – Alemanha
 - Carling – EUA
 - Fosters – Austrália
 - Castle – África do Sul
 - Cruzcampo – Espanha
 



