busca

Alimentação

Comer chocolate de manhã ou de noite pode ajudar a emagrecer, dizem cientistas

Por João Paulo Martins  em 26 de junho de 2021

Porém, antes que os chocólatras fiquem animados, o estudo descobriu os benefícios apenas para um grupo de mulheres no pós-menopausa

Comer chocolate de manhã ou de noite pode ajudar a emagrecer, dizem cientistas
(Foto: Freepik)

Atenção, chocólatras! Cientistas americanos descobriram que comer uma barra de chocolate ao leite logo após acordar ou antes de dormir pode ajudar a queimar gordura corporal, diminuir os níveis de açúcar no sangue e não leva ao ganho de peso.

O estudo, publicado na última quarta (23/6) no periódico científico The Faseb Journal, foi conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e analisou 19 mulheres na pós-menopausa.

“O chocolate é um grande problema para as pessoas que vêm à minha clínica para perder peso e nunca sabemos o que fazer”, comenta a pesquisadora Marta Garaulet, da Universidade de Murcia, na Espanha, uma das autoras do estudo, citada pelo site da Universidade de Harvard.

Na pesquisa, as voluntárias comeram 100 g de chocolate ao leite pela manhã, uma hora depois de acordar, ou à noite, uma hora antes de dormir. Fizeram isso por duas semanas e não podiam comer o doce em nenhum outro horário do dia.

Embora a barra de chocolate ao leite tivesse cerca de 500 calorias, nenhuma das mulheres ganhou peso.

Segundo os cientistas, comer o doce pela manhã pode ajudar a queimar gordura e reduzir os níveis de glicose no sangue, além de ajudar a reduzir a fome e o desejo por doces no final do dia.

“Elas não estavam mais com fome de chocolate ou procurando doces. Muitas pessoas gostam de chocolate e às vezes se sentem culpadas. Quando se sentem culpadas é pior porque surge o desejo”, comenta Garaulet ao site da instituição de ensino.

O consumo da barra de chocolate ao leite uma hora antes de dormir, de acordo com o estudo, melhorou o sono, aumentou o metabolismo durante a prática de exercícios e reduziu a ingestão de calorias no dia seguinte.

Sempre há um porém

Os chocólatras podem ficar tranquilos apreciando a guloseima nos horários mais benéficos, mas Marta Garaulet alerta que há uma ressalva.

“O principal problema é que precisam comer o chocolate num pequeno intervalo de tempo, então não é a mesma coisa que se deliciar com ele ao longo do dia”, comenta a cientista ao site da Universidade de Harvard.

Outra questão diz respeito à amostra muito reduzida e específica do estudo. Os cientistas alertam que são necessárias novas pesquisas para entender se os benefícios da ingestão de chocolate ao acordar e antes de dormir também favorece a saúde de outras pessoas além de mulheres na pós-menopausa.