busca

Alimentação

Adicionar especiarias às refeições faz bem para o coração

Por João Paulo Martins  em 09 de junho de 2021

Estudo revela que ingerir apenas 6,6 g de ervas e temperos diariamente pode ajudar na redução da pressão arterial

Adicionar especiarias às refeições faz bem para o coração
(Foto: Freepik)

Comer uma refeição bem temperada faz bem para o paladar, mas também pode ajudar nossa saúde. Segundo estudo publicado na última segunda (7/6) no periódico científico Current Developments in Nutrition, ingerir uma colher de chá e meia por dia de especiarias faz bem para o sistema cardiovascular.

Pesquisadores das universidades americanas Penn State e Texas Tech descobriram que comer apenas 6,6 g de ervas e temperos todos os dias pode ajudar a melhorar a saúde do coração, reduzindo a pressão arterial.

No estudo, 71 participantes com risco de doenças como hipertensão e diabetes foram divididos em três grupos, que receberam 6,6 g, 3,3 g e 0,5 g de especiarias para serem adicionadas às refeições diárias por quatro semanas. A equipe então usou amostras de sangue para testar quaisquer alterações nos lipídios (gordura), glicose e insulina (hormônio que regula a quantidade de açúcar no sangue).

Embora os resultados não tenham mostrado nenhuma alteração significativa nos níveis de glicose livre na corrente sanguínea ou no colesterol total dos voluntários, aqueles que ingeriram 6,6 g de ervas e temperos (equivalente a cerca de uma colher de chá e meia) viram seus níveis de pressão arterial melhorar durante as 24h em comparação com os que comeram apenas 0,5 g de especiarias.

Pesquisas comprovam valor nutritivo dos temperos

Apesar de não existirem muitos estudos sobre os efeitos positivos das especiarias em nossa saúde, alguns mostram que certos temperos usados no dia a dia podem tornar a refeição mais nutritiva.

Uma pesquisa que revisou 12 estudos, publicada em 2020 na revista científica Experimental and Therapeutic Medicine, e que incluiu dados de mais de 550 pessoas com pressão alta, descobriu que tomar suplementos de alho pode reduzir as pressões arteriais sistólica e diastólica de forma tão eficaz quanto os medicamentos para hipertensão.

Outra especiaria que faz muito bem é a canela. Ela também revelou efeitos benéficos para o sistema cardiovascular. Um estudo publicado na revista científica Critical Reviews in Food Science and Nutrition em 2019, que incluiu dados de 641 voluntários, mostra que a incorporação da especiaria na alimentação pode baixar significativamente a pressão arterial. Os participantes viram um efeito ainda mais forte após 12 semanas de uso constante da canela.

Além dos temperos, recentemente, cientistas provaram que mesmo mudanças modestas na dieta podem gerar efeito muito positivo para a saúde do coração. Um estudo publicado no periódico científico European Journal of Epidemiology em abril deste ano investigou os efeitos da ingestão regular de vegetais ricos em nitrato, incluindo folhas verdes escuras como alface, repolho, couve, espinafre, couve e brócolis.

Os pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália, analisaram os dados da dieta de mais de 50.000 cidadãos dinamarqueses ao longo de 23 anos e descobriram que aqueles cujas rotinas alimentares incluíam a ingestão regular de folhas verdes tinham de 12 a 26% menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas na velhice, mesmo quando consumidos em pequenas quantidades.

“Nossos resultados mostram que comer apenas uma xícara de vegetais crus ricos em nitrato, ou meia xícara deles cozidos, todos os dias, pode ser capaz de reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares”, afirma a pesquisadora Catherine Bondonno, principal autora do estudo australiano, citada pelo site Yahoo!