Cultura
VÍDEO: família chega de viagem e encontra casa destruída por texugo no Reino Unido
Animal causou R$ 12.500 em prejuízos na residência que fica na Ilha de Wight
Um texugo (Meles meles), animal conhecido por ter longas garras, causou danos equivalentes a 2.000 libras (R$ 12.500) a uma família, depois de invadir a casa dela no Reino Unido.
Segundo a emissora estatal britânica BBC, o incidente foi registrado na última quarta (13/2), na Ilha de Wight, no sul da Inglaterra. A dona da casa, Charlotte Glazier, filmou as condições em que encontrou sua residência quando voltou de viagem na noite desse dia.
Ao ver o estado da cozinha, a britânica pensou que criminosos teriam invadido o local. “Todas as portas dos armários estavam abertas, todo o mingau de aveia estava no chão. Entrei na área da despensa e havia um buraco na porta”, comenta Charlotte à emissora.
Ela descreveu a cena como “algo saído de um filme de terror”.
Subindo as escadas, a família notou marcas de arranhões nas portas e tomadas arrancadas das paredes.
“Entrei no meu quarto e estava um caos”, completa a britânica à BBC.
As mordidas arrancaram pedaços das cadeiras, lençóis foram espalhados e uma cama desmontável foi retirada do guarda-roupa e espalhada pelo quarto.
Para horror da família, o animal também mastigou a moldura de uma janela da Era Georgiana (1714 a 1830).
Foi então que Charlotte Glazier avistou o culpado escondido em uma lata de lixo azul que havia sido virada de lado.
Como explica a BBC, acredita-se que o texugo tenha caminhado ao longo de um muro externo e caído no jardim. Ao ficar preso, decidiu invadir a casa.
Assim que o “culpado” foi identificado, a Badger Trust Isle of Wight, organização voluntária de conservação dos texugos, foi chamada para resgatá-lo, prendendo-o em uma gaiola antes de liberá-lo de volta à natureza.