busca

Cultura

Teria coragem de andar? Franceses criam a mais alta bicicleta do mundo, com quase oito metros

Por Da Redação  em 20 de junho de 2024

A bicicleta que conquistou o recorde do livro Guinness World Records é feita de aço e madeira

Teria coragem de andar? Franceses criam a mais alta bicicleta do mundo, com quase oito metros
A bicicleta Starbike, de 7,77 m de altura, foi construída pelos amigos Nicolas Barrioz e David Peyrou (Fotos: Guinness World Records/Reprodução)

  

Andar de bicicleta é algo que a gente não esquece, segundo o famoso ditado popular. Mas andar na mais alta bicicleta do mundo, com certeza, é algo inesquecível. Chamada de Starbike, a enorme bicicleta criada pelos amigos franceses Nicolas Barrioz e David Peyrou chega a 7,77 m de altura e conquistou o recorde mundial do livro Guinness World Records.

Assim como uma bicicleta normal, ela possui selim, duas rodas de tamanho padrão e um guidão conectado a duas alavancas de freio. Mas, ao contrário de uma bicicleta normal, tem um quadro gigantesco, com os pedais ligados à roda traseira por uma corrente de nada menos que 16 m de comprimento.

“Ele também tem uma campainha, caso outros usuários da estrada não consigam vê-la”, brinca Nicolas, citado pelo site do Guinness.

Para conquistar o título mundial, os amigos tiveram que provar que a bicicleta funcionava. Para isso, David percorreu, sem ajuda, uma distância de 100 m. Como medida de segurança, ele usou um arnês (espécie de cinto de segurança) preso a uma corda de aço, mas que não o ajudou com o equilíbrio.

“A velocidade da bike foi a chave para a sua estabilidade. Tinha que percorrer os 100 m a, pelo menos, 15 a 20 km/h”, comenta Nicolas Barrioz.

Para construir a enorme bicicleta, de acordo com o Guinness World Records, foram gastos 1.000 euros (cerca de R$ 5.800), e usado um kit de ferramentas básico. Ela é feita de liga de aço e madeira, obtida principalmente de móveis reciclados.

Foram necessários cerca de três meses projetando a bicicleta e adquirindo materiais, seguidos de quase dois anos de construção.