busca

Cultura

Famoso leão Bob Junior, do parque Serengeti, na Tanzânia, foi morto por rivais

Por João Paulo Martins  em 15 de março de 2023

O parque nacional africano é conhecido no mundo por ter inspirado a história de Simba, no clássico O Rei leão, da Disney

Famoso leão Bob Junior, do parque Serengeti, na Tanzânia, foi morto por rivais
O leão Bob Junior ficou famoso em todo o mundo e “governou” o Serengeti por sete anos (Foto: YouTube/Serval adventure/Reprodução)

 

O leão que ficou famoso mundialmente e era conhecido como o rei do Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia, África, foi morto por rivais no último sábado (11/3). Segundo a emissora estatal britânica BBC, empresas de turismo e visitantes da reserva ambiental compartilharam homenagens nas redes sociais para o “lendário” felino Bob Junior (o pai dele recebeu o nome em homenagem ao falecido cantor jamaicano Bob Marley). O leão também era conhecido localmente como Snyggve.

Como lembra a emissora, além de “fotogênico” e fama de ser o “gato mais legal” do Serengeti, Bob Junior também tinha uma reputação assustadora entre os rivais e governou o parque africano por sete anos com a ajuda do irmão, Tryggve. Qualquer semelhança com Simba, personagem do clássico filme de animação O Rei Leão (1994), da Disney, não é mera coincidência. Os produtores criaram o longa com base nos animais da reserva da Tanzânia.

Famoso leão Bob Junior, do parque Serengeti, na Tanzânia, foi morto por rivais
(Foto: YouTube/Simulizi Na Sauti/Reprodução)

Acredita-se que rivais mais jovens tenham matado os dois leões. “Eles queriam derrubar Bob Junior. Esses incidentes normalmente acontecem quando o chefe de um grupo envelhece ou às vezes quando os outros leões machos não estão felizes com seu controle sobre um grande território”, explica Fredy Shirima, oficial de conservação do Serengeti, em entrevista à BBC.

Segundo ele, ainda estão investigando se o irmão de Bob Junior teve o mesmo destino dele. Shirima diz que os dois felinos provavelmente foram mortos em ataques separados, mas “aparentemente coordenados”.

O “rei do Serengeti” aparentava ter cerca de 10 anos e parecia “gostar” da fama que conquistou nos últimos anos, já que sempre aparecia para os visitantes.

Como mostra a emissora britânica, as primeiras informações apontam que Bob Junior não teria lutado quando foi atacado e morto.

Funcionários do parque nacional estão preparando um enterro especial em um dia ainda que ainda será divulgado.

O Serengeti, que fica na região norte da Tanzânia, abriga cerca de 3.000 leões e é popular entre os turistas locais e estrangeiros.