busca

Cultura

Dinamarca ganha o castelo de areia mais alto do mundo

Por João Paulo Martins  em 07 de julho de 2021

A incrível estrutura foi construída na cidade de Blokhus e possui nada menos que 21 m de altura e cerca de 5.000 toneladas de areia

Dinamarca ganha o castelo de areia mais alto do mundo
Idealizado pelo artista holandês Wilfred Stijger, foram necessários 30 escultores de areia para que o castelo ficasse pronto (Foto: Facebook/CNN/Reprodução)

Não é coisa de criança: artista plástico cria o castelo de areia mais alto do mundo na Dinamarca, com mais de 20 m de altura e quase 5.000 toneladas de areia. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Guardian.

Com 21,16 m de altura, o castelo dinamarquês ultrapassa em três metros o recorde anterior registrado pelo Guinness Book of World Records na Alemanha em 2019.

Como mostra o jornal, foram necessárias 4.860 toneladas de areia para erguer na pequena cidade litorânea de Blokhus a estrutura primorosamente decorada e que lembra uma pirâmide.

Dinamarca ganha o castelo de areia mais alto do mundo
(Foto: Facebook/CNN/Reprodução)

Seu criador é o artista holandês Wilfred Stijger, que teve a ajuda de nada menos que 30 dos melhores escultores de areia do mundo. A ideia do projeto é representar o poder que o coronavírus tem sobre o mundo desde o início da pandemia, tanto é que no topo do castelo existe um modelo do vírus usando uma coroa.

“Está governando nossas vidas em todos os lugares. Diz o que você deve fazer. Diz para você ficar longe de sua família e não ir a lugares agradáveis. Não faça atividades, fique em casa”, comenta o escultor, citado pelo The Guardian.

Para ficar mais firme, a areia contém aproximadamente 10% de argila e uma camada de cola foi aplicada após a finalização, o que deve ajudar a suportar as condições climáticas da Dinamarca.

Dinamarca ganha o castelo de areia mais alto do mundo
(Foto: Facebook/CNN/Reprodução)

De acordo com o jornal britânico, os moradores de Blokhus ficaram maravilhados ao ver características locais incorporadas ao castelo de areia, como casas de praia e faróis, bem como representações de atividades populares, como windsurf e kitesurf.

A expectativa é que o gigantesco castelo permaneça de pé até que comece as nevascas, provavelmente em fevereiro ou março do ano que vem.