Esquilos podem ter personalidade parecida com a dos humanos

Por João Paulo Martins  em 13 de setembro de 2021

Estudo descobre que os animais mais ousados e ativos são os que se dão melhor no ambiente selvagem

Esquilos podem ter personalidade parecida com a dos humanos
(Foto: Pixabay)

Pesquisadores americanos descobriram que os esquilos possuem traços de personalidade semelhantes aos humanos, podendo ser ousados, agressivos, atléticos e sociáveis.

O estudo, publicado na última sexta (10/9) no periódico científico Animal Behavior, pode ser o primeiro a documentar a personalidade da espécie esquilo terrestre de manto dourado (Callospermophilus lateralis), que é nativo do oeste dos Estados Unidos e do Canadá.

Como mostra o jornal britânico The Guardian, o estudo incluiu uma série de testes com os roedores, como observar como eles reagiam ao próprio reflexo no espelho e quanto tempo demoravam para fugir quando alguém se aproximava deles no ambiente selvagem.

Os dados, coletados ao longo de três anos por cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, levaram à conclusão de que os esquilos mais ousados e mais ativos cobriam mais terreno e eram mais bem-sucedidos em acumular recursos do que seus colegas mais tímidos e menos ativos.

Os animais mais agressivos também eram os que dominavam nas áreas mais altas, como rochas, o que proporcionava ponto de visão para detecção de predadores, informa o periódico.

“O fato de os esquilos terrestres terem personalidade pode não parecer surpreendente. Mas o ramo da ciência que estuda personalidade animal é relativamente jovem, assim como o reconhecimento de que existem consequências ecológicas da personalidade animal. Por exemplo, esquilos mais ousados e agressivos podem encontrar mais comida ou defender melhor um território, mas seu comportamento arriscado também pode torná-los vulneráveis”, afirmam os pesquisadores no artigo recém-publicado e citados pelo The Guardian.