busca

Ciência

Descoberto novo dinossauro com dente de tubarão no Uzbequistão

Por João Paulo Martins  em 08 de setembro de 2021

O Ulughbegsaurus uzbekistanensis era o principal predador da Ásia Central entre 90 e 80 milhões de anos atrás

Descoberto novo dinossauro com dente de tubarão no Uzbequistão
Representação artística do Ulughbegsaurus uzbekistanensis, que viveu na Ásia Central (Foto: Julius Csotonyi/Divulgação)

 

Há cerca de 90 milhões de anos, um gigantesco predador com dentes serrilhados parecidos com os do tubarão andou pela região onde hoje é o Uzbequistão, na Ásia Central.

Cientistas analisaram o osso da mandíbula do dinossauro e os resultados forma publicados nesta quarta (8/9) na revista científica Royal Society Open Science.

Segundo o site americano de notícias científicas LiveScience, o enorme animal tinha oito metros de comprimento e pesava 1.000 kg, o que o torna maior que um elefante africano e mais pesado que um bisão.

Os pesquisadores chamaram o novo dinossauro de Ulughbegsaurus uzbekistanensis, em homenagem a Ulugh Beg, um astrônomo, matemático e sultão uzbeque do século XV.

O curioso, de acordo com o site especializado, é que o réptil ancestral era muito maior (duas vezes o comprimento e mais de cinco vezes o peso) do que o mais famoso predador da época dos dinossauros, o tiranossauro.

Como mostra o LiveScience, o pedaço da mandíbula foi encontrado no deserto de Kyzylkum, no Uzbequistão, na década de 1980, e os pesquisadores o redescobriram em 2019 numa coleção de um museu uzbeque.

 

Descoberto novo dinossauro com dente de tubarão no Uzbequistão
Pedaço da mandíbula do carcarodontossauro foi suficiente para gerar informações sobre o enorme dinossauro do Uzbequistão (Foto: Kohei Tanaka et al./Royal Society Open Science/Divulgação)

 

O osso foi suficiente para sugerir que o animal era um carcarodontossauro, ou seja, um dinossauro com “dentes de tubarão”. Esses carnívoros eram primos e competidores dos tiranossauros, cuja espécie mais famosa é o Tyrannosaurus rex.

Conforme a pesquisadora Darla Zelenitsky, da Universidade de Calgary, no Canadá, uma das autoras do estudo, citada pelo site americano, os carcarodontossauros eram geralmente maiores do que os tiranossauros, atingindo pesos superiores a 6.000 kg. Então, entre 90 milhões a 80 milhões de anos atrás, os dinossauros com dentes de tubarão desapareceram e os tiranossauros aumentaram de tamanho, assumindo o controle na Ásia e na América do Norte.

Ainda de acordo com a especialista, esse é o primeiro vestígio de carcarodontossauro descoberto na Ásia Central. O Ulughbegsaurus uzbekistanensis era o predador do topo da cadeia na região, devorando dinossauros com chifres, saurópodes de pescoço longo e espécies semelhantes a avestruzes.