busca

Celebridades

Saiba o que é hérnia inguinal, que levou o ator e cantor Arthur Aguiar para o hospital

Por Da Redação  em 24 de junho de 2022

Ex-BBB precisou retirar a hérnia na região inguinal e a operação foi realizada na última quinta (23/6), em São Paulo (SP)

Saiba o que é hérnia inguinal, que levou o ator e cantor Arthur Aguiar para o hospital
(Foto: Instagram/arthuraguiar/Reprodução)

 

Na última quinta (23/6), o ator, cantor e ex-BBB 22 Arthur Aguiar, de 33 anos, apareceu na cama de hospital em seus Stories do Instagram para revelar aos fãs que a cirurgia de remoção da hérnia inguinal havia sido bem-sucedida. O procedimento foi realizado em São Paulo (SP).

“Passando aqui só para dizer que deu tudo certo na cirurgia. Só passando para tranquilizar vocês. A operação foi um sucesso. Em breve, vou para casa e vou mostrando para vocês. Muito, muito obrigado por todas as orações e mensagens de carinho. Amo vocês”, comenta Arthur, com a voz ainda embargada por conta da anestesia.

O ator e campeão do Big Brother Brasil 22 já havia anunciado anteriormente que também fará algumas intervenções de saúde na região nasal: septoplastia para corrigir um desvio de septo, turbinectomia para retirar uma concha bolhosa e uma adenectomia para cauterizar a adenoide.

 

Hérnia inguinal

 

Segundo o site do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), hérnia é qualquer saliência presente no intestino ou órgão que passa por aberturas na parede do abdômen. Ela pode ocorrer em diversas áreas como na região inguinal, que foi o caso de Arthur Aguiar.

“A hérnia inguinal é uma doença comum que afeta cerca de 3% das pessoas. Pode surgir em qualquer indivíduo, mas alguns têm um risco maior de acordo com idade, mais frequente nos extremos da vida, ou seja, em recém-nascidos ou idosos; nos bebês, pode surgir devido a um defeito congênito e nos mais velhos por um enfraquecimento dos tecidos da parede abdominal; é mais comum em pessoas do sexo masculino do que no feminino; e mais frequente em pessoas com doenças como, por exemplo, constipação intestinal e tabagismo”, explica o site do CBCD.

O sinal mais claro da hérnia inguinal é uma saliência na região da barriga. Ela fica abaixo da pele, mas se torna evidente quando o indivíduo tosse, levanta peso ou faz força. Além disso, muitos pacientes costumam sentir desconforto ou dor, que pode ser fraca ou intensa.

“A hérnia tende a aumentar de tamanho com o tempo e, depois de alguns meses ou anos, pode ficar tão grande a ponto de alcançar a bolsa escrotal. A complicação mais temida entre os pacientes é o estrangulamento. Isso pode ocorrer quando o intestino fica preso dentro da hérnia, incapaz de entrar no abdômen. Por isso, se não tratado com urgência, o órgão pode gangrenar [morrer]. Esse problema provoca dor contínua e intensa que pode durar várias horas”, alerta a entidade médica.

O tratamento mais eficaz contra a hérnia inguinal, de acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva é uma cirurgia chamada herniorrafia. “É considerada simples, desde que o paciente não apresente complicações. Existem duas maneiras de realizar a operação: por incisão ou videocirurgia. O cirurgião irá ajudar a escolher a melhor alternativa, considerando a idade do indivíduo, doenças associadas e sua preferência”.