busca

Celebridades

Morre aos 91 anos a atriz britânica Sally Ann Howes, estrela do musical O Calhambeque Mágico

Por João Paulo Martins  em 22 de dezembro de 2021

A atriz contracenou no clássioc filme de 1968 ao lado do ator e comediante Dick Van Dyke, que fez Mary Poppins

Morre aos 91 anos a atriz britânica Sally Ann Howes, estrela do musical O Calhambeque Mágico
Sally Ann Howes ao lado de Dick Van Dyke no filme O Calhambeque Mágico (1968) (Foto: Dramatic Features/Warfield Productions/Reprodução)

 

A atriz britânica Sally Ann Howes, que estrelou o musical O Calhambeque Mágico (Chitty Chitty Bang Bang) e a peça My Fair Lady, morreu aos 91 anos, confirma sua família à emissora estatal britânica BBC.

A ganhadora do prêmio Tony Award apareceu pela primeira vez na tela aos 12 anos e teve uma carreira que durou seis décadas.

Ela ficou mais conhecida por interpretar o papel de Truly Scrumptious no musical de 1968, O Calhambeque Mágico, ao lado do ator e humorista americano Dick Van Dyke, famoso por estrelar Mary Poppins (1964), da Disney.

O filho da atriz, o artista plástico Andrew Hart Adler, confirmou a notícia nesta quarta (22/12), em publicação feita no Instagram. Ele compartilhou uma foto antiga ao lado da mãe, dizendo que ela foi se reunir com o marido Douglas Rae, que morreu no início deste ano e esteve com Sally Howes por 48 anos.

A atriz e cantora londrina “morreu pacificamente enquanto dormia”, segundo seu sobrinho Toby Howes, citado pela BBC.

 

 

Carreira

 

Em 1958, assumindo o papel da célebre atriz Julie Andrews, Sally Ann Howes brilhou como Eliza Doolittle na peça My Fair Lady, uma das mais importantes obras da Broadway, em Nova Iorque (EUA).

E em 1963 ela foi indicada ao prêmio Tony de Melhor Atriz por seu papel no musical Brigadoon.

Mais tarde, em O Calhambeque Mágico, interpretou a filha de um magnata da confeitaria, apresentando canções clássicas como Toot Sweets, Hushabye Mountain e Doll On A Music Box.

A última música foi tocada de forma memorável enquanto dançava sobre uma caixinha de música. Como mostra a BBC, em entrevista à apresentadora e atriz Rosie O’Donnell, Sally Howes disse que ficou orgulhosa de ter conseguido realizar a cena em apenas uma tomada, especialmente porque ela mentiu sobre ser capaz de dançar para conseguir o papel.

Apesar de seu sucesso na telona, o teatro continuou sendo seu verdadeiro amor.

“Eu teria curtido uma carreira no cinema, mas não a persegui. Simplesmente adorava me conectar com o público. O teatro é uma espécie de droga. O problema é que para ser lembrado é preciso fazer filmes”, diz a atriz, citada pela emissora britânica.

Em 2007, Sally voltou para a peça My Fair Lady, interpretando a Sra. Higgins em turnê pelos Estados Unidos produzida por Cameron Mackintosh.

Suas outras performances notáveis no palco incluíram Summer Song e A Hatful Of Rain.

Howes se casou três vezes, adotando dois filhos enquanto era casada com seu segundo marido, o letrista da Broadway Richard Adler.