busca

Celebridades

Morre aos 88 anos a atriz Louise Fletcher, que ganhou um Oscar por Um Estranho no Ninho

Por João Paulo Martins  em 24 de setembro de 2022

A artista interpretou a célebre personagem da enfermeira Ratched no filme de 1975 estrelado por Jack Nicholson

Morre aos 88 anos a atriz Louise Fletcher, que ganhou um Oscar por Um Estranho no Ninho
A enfermeira Ratched de Um Estranho no Ninho (1975) marcou a carreira de Louise Fletcher (Foto: Fantasy Films/N.V. Zvaluw/United Artists/Reprodução)

 
A atriz americana Louise Fletcher, que ganhou um Oscar por seu inesquecível papel da enfermeira Ratched no clássico do cinema Um Estranho no Ninho (1975), morreu aos 88 anos na última sexta (23/9).

Segundo a emissora estatal britânica BBC, o agente da artista informou que ela faleceu na casa dela no sul da França.

Embora Louise tenha ficado mais conhecida por sua interpretação da enfermeira Ratched, sua carreira de 60 anos inclui inúmeras produções de TV e cinema.

Como mostra a emissora, Louise Fletcher era relativamente desconhecida quando foi escolhida pelo diretor Milos Forman para interpretar Ratched em 1975 no longa Um Estranho no Ninho, estrelado por Jack Nicholson (O Iluminado). Ela começou a carreira de atriz nos anos 1950, mas parou por mais de uma década para criar os filhos.

Curiosamente, o papel de Ratched foi negado por duas famosas atrizes da época, Angela Lansbury (Sob o Domínio do Mal) e Ellen Burstyn (Réquiem para um Sonho).

Ambientado e filmado em um hospital psiquiátrico no estado do Oregon (EUA), Um Estranho no Ninho de Milos Forman é baseado no romance de 1962, de mesmo nome, escrito pelo americano Ken Kesey.

O filme logo se tornou um sucesso de Hollywood, ganhando vários prêmios e entrando para a lista das maiores produções americanas de todos os tempos.

A história é centrada na cruel e calculista enfermeira Ratched (Louise Fletcher), um símbolo temível de autoridade institucional que se opõe ao individualismo do paciente Randle McMurphy (Jack Nicholson).

O Instituto Americano de Cinema (American Film Institute) dos EUA colocou a enfermeira Ratched atrás apenas de A Bruxa Má do Oeste (O Mágico de Oz), Darth Vader (Star Wars), Norman Bates (Psicose) e Hannibal Lecter (Silêncio dos Inocentes) no ranking dos maiores vilões de todos os tempos.

Louise ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1976 pelo papel em Um Estranho no Ninho, que também levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro.

A BBC lembra que durante o discurso de aceitação do troféu, a atriz fez questão de homenagear os filhos de pais surdos, agradecendo o Oscar também com linguagem de sinais.

Embora não tenha tido outras atuações tão fortes como essa em toda a carreira, Louise Fletcher teve um papel recorrente na série de TV Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (1993-1999), e ganhou indicações ao Emmy por atriz convidada nas séries Picket Fences (1992) e Joan of Arcadia (2003).

A atriz se casou com o produtor Jerry Bick na década de 1960, antes de se divorciar em 1977. Ela deixa dois filhos, John e Andrew.