busca

Celebridades

Morre aos 66 anos o ator Clarence Gilyard Jr., do filme Duro de Matar

Por João Paulo Martins  em 29 de novembro de 2022

Clarence Gilyard Jr. ficou mais conhecido por estrelar a série americana Walker, The Ranger, ao lado de Chuck Norris

Morre aos 66 anos o ator Clarence Gilyard Jr., do filme Duro de Matar
Clarence Gilyard Jr. interpretou um dos terroristas no clássico filme Duro de Matar, de 1988 (Foto: 20th Century Fox/Gordon Company/Reprodução)

 

O ator americano Clarence Gilyard Jr., mais conhecido por estrelar a série de TV Walker, Texas Ranger (1993-2001), ao lado de Chuck Norris, e como coadjuvante em Duro de Matar (1988), morreu aos 66 anos na última segunda (28/11). Segundo a revista american Variety, por enquanto, não informações detalhadas sobre sua morte.

A morte de Gilyard foi confirmada por meio de um comunicado da Universidade de Nevada, em Las Vegas. Gilyard trabalhava como professor de cinema e teatro.

“O professor Gilyard foi um farol de luz e força para todos ao seu redor. Sempre que perguntávamos como ele estava, ele declarava alegremente que era ‘abençoado’. Amamos você e sentiremos muito a sua falta, Professor G!”, comenta a diretora Heather Addison, também professora de cinema da universidade, citada pela revista americana.

Talentoso ator de cinema, televisão e teatro, Clarence Gilyard participou de inúmeras produções durante a década de 1980, incluindo várias aparições na TV. Sua estreia no cinema foi como o personagem Sundown em Top Gun (1986) e, dois anos depois, como o gênio da computação e terrorista Theo, em Duro de Matar. Em 1989, ele passou a aparecer regularmente no horário nobre da televisão em Matlock (1986-1995), interpretando Conrad McMasters, um investigador particular contratado pelo advogado criminal Ben Matlock, vivido por Andy Griffith.

Gilyard apareceu em 85 episódios de Matlock antes de deixar a série em 1993 para um papel ainda maior: como Jimmy Trivette, o braço direito do duro sargento interpretado por Chuck Norris na série de faroeste Walker, Texas Ranger. Ele apareceu em todos os 196 episódios da oitava temporada da série. Após o encerramento da produção em 2001, Clarence Gilyard continuou a atuar em vários filmes e programas de TV.

Nascido em 24 de dezembro de 1955 em Moses Lake, Washington (EUA), o ator, filho de militar, cresceu passando por diferentes bases aéreas nos Estados Unidos, antes de sua família se estabelecer na Califórnia, informa a Variety. Depois de passar um ano como cadete na academia da Força Aérea americana, Gilyard frequentou a Sterling College e, mais tarde, a Universidade Estadual da Califórnia, em Long Beach e em Dominguez Hills, onde obteve o diploma de bacharel em artes dramáticas.

O artista voltou à academia mais tarde na vida, ingressando no departamento de teatro da Universidade de Nevada em 2006, como professor associado. Clarence Gilyard também trabalhou como produtor e diretor, dirigindo um episódio de Walker, Texas Ranger.

Ele foi casado anteriormente com a atriz Catherine Dutko. Em 2001, casou-se com Elena Gilyard.