busca

Bizarrice

VÍDEO: peixe-remo, que “anuncia terremoto”, aparece em praia da República Dominicana

Por Da Redação  em 30 de novembro de 2023

Imagens mostram crianças retirando o estranho animal do mar e levando para a faixa de areia da praia Los Coquitos

VÍDEO: peixe-remo, que “anuncia terremoto”, aparece em praia da República Dominicana
O peixe-remo vive nas profundezas do mar e surge na superfície quando está doente ou prestes a morrer (Foto: Twitter/100prexlaverdad/Reprodução)

 

Um exemplar de peixe-remo (Regalecus glesne), famoso por ser considerado um “prenúncio de terremoto”, apareceu na praia de Los Coquitos, na província de Monte Cristi, na República Dominicana, no último domingo (26/11). Vídeo que circula nas redes sociais mostra o animal sendo retirado da água por moradores.

Por ser um peixe associado a “tragédias”, a presença na praia dominicana deixou os locais preocupados. Segundo o site latino Infobae, José Ramón Reyes, do Ministério do Meio Ambiente, confirmou o avistamento da espécie. “É um peixe de profundidade, o raro é encontrá-lo na superfície. Até agora não causou danos, é um peixe que normalmente vive nas profundezas”, comenta.

Nas imagens compartilhadas na web, é possível ver duas crianças encontrando o animal e o retirando do mar, a pedido da mulher que estava gravando o peixe-remo. “Puxa! Nossa, que peixe grande”, comenta a dominicana, em espanhol, enquanto as crianças tocavam no animal.

Ouvido pelo Infobae, o meteorologista Jean Suriel explica que não há provas científicas de que os peixes-remo prevejam terremotos e que esses animais costumam subir à superfície quando estão doentes ou prestes a morrer.

“Essa crença tornou-se popular quando Kiyoshi Wadatsumi, um sismólogo japonês, declarou que esses animais ‘subiam à superfície ao sentirem ondas sísmicas no fundo do mar’”, diz o meteorologista.

Como lembra o site latino, o peixe-remo é conhecido na cultura milenar do Japão como “ryugu no tsukai”, que significa “mensageiro do palácio do Deus do Mar”. É um dos poucos peixes que não possui escamas e se caracteriza pelo corpo comprido e rosto achatado. Ele se alimenta de plâncton.