busca

Bizarrice

VÍDEO: homem captura golfinho em praia da Argentina e leva para casa, causando revolta na web

Por João Paulo Martins  em 11 de maio de 2022

Imagens mostram uma toninha franciscana caída na areia, agonizando e, em seguida, sendo carregada por um homem

VÍDEO: homem captura golfinho em praia da Argentina e leva para casa, causando revolta na web
O argentino capturou e levou um golfinho-do-rio-da-prata, uma espécie em risco de extinção (Fotos: Instagram/activistasanimalistas/Reprodução)

 

Um homem pescou uma toninha ou golfinho-do-rio-da-prata (Pontoporia blainvillei) que está em extinção numa praia e o levou para casa embrulhado em um cobertor. Vídeos com o flagrante estão circulando nas redes sociais e causando revolta nos internautas.

As cenas foram registradas em Mar del Tuyú, na província de Buenos Aires, na Argentina. Elas mostram um homem vestido com uma bermuda azul e acompanhado por duas crianças. Após pegar o golfinho que estava na areia, ele o carrega nos ombros e sai da praia que fica na rua 79 do balneário.

Segundo a emissora argentina El Trece, a Fundação Fauna Argentina e outras ONGs ambientais, como a Ecos de Mar, repudiaram as ações apresentadas no vídeo.

“Essa espécie é protegida e em risco de extinção. É um animal marinho protegido por lei, é um monumento natural, o que aconteceu é um crime e, por isso, precisamos saber o que aconteceu”, afirmam os ambientalistas, citados pela emissora.

Eles pedem que o caso seja investigado e, se for o caso, que o homem receba a pena máxima.

VÍDEO: homem captura golfinho em praia da Argentina e leva para casa, causando revolta na web
A toninha franciscana estava agonizando na areia de Mar del Tuyú (Foto: Instagram/activistasanimalistas/Reprodução)

A gravação foi compartilhada pela Fundação Fauna Argentina no Instagram. “Essa pessoa pegou uma toninha franciscana, golfinhos costeiros que estão protegidos, e levou o espécime. A pessoa que filmou tal ato já apresentou a reclamação. Vamos torcer para que a justiça faça algo e que essa pessoa explique o ato abominável”, diz a entidade ambiental na rede social.

A espécie Pontoporia blainvillei está na lista vermelha de risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (International Union for Conservation of Nature). Ela é endêmica do oceano Atlântico, especificamente do litoral de São Paulo até a Argentina, pouco acima da Patagônia.