busca

Bizarrice

Explosão assusta moradores em Montevidéu e destrói fachada de prédio

Por João Paulo Martins  em 22 de julho de 2022

Ainda não se sabe a origem da explosão na capital do Uruguai, mas parece ser resultado de um vazamento de gás

Explosão assusta moradores em Montevidéu e destrói fachada de prédio
Veja o antes e depois da fachada do edifício que sofreu mais dano (Fotos: Google Street View/Reprodução e Twitter/Gabrielhpereyra/Reprodução)

 

Uma explosão pouco depois das 9h da manhã desta sexta (22/7) em um prédio em Punta Carretas, em Montevidéu, no Uruguai, deixou vários andares destruídos e assustou moradores da região. Três pessoas se feriram gravemente e outras cinco tiveram lesões menos sérias, de acordo com o jornal argentino La Nacion.

Das pessoas em estado grave encaminhadas ao Hospital Britânico, na capital uruguaia, uma se deve à intoxicação por monóxido de carbono, que gerou o comprometimento do trato respiratório. Os outros dois feridos são um casal que teve queimaduras em 40% e 80% do corpo.

O edifício que sofreu os maiores danos está localizado na rua Leyenda Patria e Hidalgos, próximo à Rambla de Montevidéu. Outros imóveis no entorno também foram impactados pela explosão.

“É um desastre. Foi no terceiro andar, não sabemos o motivo, vamos ver quantas pessoas estão feridas”, diz o ministro do Interior Luis Alberto Heber, ao chegar ao local da explosão, citado pelo La Nacion.

De acordo com o bombeiro Ricardo Riaño, a explosão ocorreu no terceiro andar, gerando uma forte onda de choque e um princípio de incêndio, que fez com que os edifícios construídos ao lado perdessem várias vidraças. Citado pelo jornal argentino, o bombeiro diz que há “um grande acúmulo de entulho”. “O arquiteto da prefeitura de Montevidéu disse que fez uma avaliação e é perigoso até mesmo chegar perto para proteger a área”.

A estimativa das autoridades uruguaias é que a explosão de gás tenha ocorrido numa caldeira. Mas Riaño alerta que é muito cedo para se apurar as causas da explosão e que os destroços precisam ser removidos para determinar as causas.

Alejandro, um vizinho do prédio, citado pelo La Nacion, conta que vinha sentindo um “cheiro estranho de gás” há vários dias. Ele estava no quinto andar, na cozinha de sua casa, quando ocorreu a explosão. “Foi um barulho impressionante, vidros quebrados, molduras das janelas caindo na gente. Não entendi nada, fiquei tonto”. Ele acabou sendo ferido com um corte na cabeça e recebeu vários pontos, mas está bem.

A região do incidente foi isolada e os moradores, evacuados