busca

Bizarrice

Excesso de lutadores de sumô faz empresa aérea do Japão criar novo voo

Por João Paulo Martins  em 16 de outubro de 2023

Para evitar sobrepeso nas aeronaves, a companhia aérea Japan Airlines decidiu incluir um novo avião e dividir os lutadores de sumô

Excesso de lutadores de sumô faz empresa aérea do Japão criar novo voo
(Foto: Getty Images)

 

Lutadores de sumô são tão pesados que causaram uma mudança de planos na empresa aérea japonesa Japan Airlines. Segundo o jornal The Japan News, foi necessário adicionar um avião aos horários disponíveis na última quinta (12/10), após vários lutadores serem convidados para viajar à ilha Amami Oshima, na província de Kagoshima, para participar de um evento de sumô.

Normalmente, uma empresa aérea calcula o peso médio dos passageiros em 70 kg, mas no caso desses atletas, a média é de 140 kg, segundo o site americano What Things Weigh (Quanto Pesam as Coisas). De acordo com a Japan Airlines, vários lutadores de sumô reservaram assentos em dois voos partindo do aeroporto de Haneda, em Tóquio, e do aeroporto de Itami, na província de Osaka. Eles tinham como destino uma competição no Festival Especial de Esportes Nacionais da ilha Amami Oshima.

Como mostra o jornal, a preocupação era que apenas dois voos não seriam suficientes para transportar com segurança esses atletas, levando em conta a quantidade necessária de combustível. A empresa usa aeronaves Boeing 737-800, com capacidade para 165 passageiros.

Como é difícil para aviões de grande porte decolar e pousar no aeroporto de Amami, a companhia aérea decidiu adicionar um voo especial partindo de Haneda e, assim, dispersar o número de passageiros. Quatorze lutadores de sumô foram convidados a seguir de Itami para Haneda e, a partir daí, pegar o voo especial.

O The Japan News informa que 27 atletas estavam no avião extra da companhia aérea japonesa, que considera “rara” a necessidade de adicionar um voo devido a restrições de peso.

Cerca de 460 lutadores de sumô participaram do evento na ilha Amami Oshima, que terminou na última sexta (20/10).