busca

Bizarrice

Casa na Austrália vence competição de gramado mais feio do mundo

Por Da Redação  em 12 de janeiro de 2024

Parece brincadeira, mas o concurso tem como objetivo a sustentabilidade, incentivando a economia de água

Casa na Austrália vence competição de gramado mais feio do mundo
Kathleen Murray vive em Sandford, na Tasmânia, e está feliz com seu quintal considerado o mais feio do mundo (Foto: Gotland.com/Reprodução)

 

Imagine ser elogiado por ter o quintal cheio de crateras escavadas por bandicoots (tipo de marsupial), com alguns tufos de grama amarelados e secos, devido à ação de cangurus, além de plantas murchas e secas pelo sol escaldante da Austrália. Esse é o caso de uma moradora da Tasmânia que ganhou o concurso de gramado mais feio do mundo.

Casa na Austrália vence competição de gramado mais feio do mundo
Animais frequentam livremente o quintal da australiana (Foto: Kathleen Murray/Arquivo Pessoal)

Kathleen Murray está orgulhosa de ser a vencedora da primeira edição da competição Gramado Mais Feio do Mundo (The World’s Ugliest Lawn), organizada pelo governo de Gotland, na Suécia. Apesar de parecer uma brincadeira, o jornal britânico The Guardian explica que se trata de uma ação global de sustentabilidade, para incentivar a jardinagem que economiza água e respeita o meio ambiente.

O gramado (se é que pode receber esse nome) de Kathleen fica em Sandford, na Tasmânia, e venceu concorrentes ressecados e esburacados da Alemanha,Canadá, Croácia, EUA, França, Reino Unido e Suécia.

“Estou surpresa. Os bandicoots adoram cavar. É assim que encontram a comida favorita deles [...] Também tenho uma equidna [outro tipo de marsupial] que também ajudou no prêmio, além de algumas galinhas”, diz a australiana, citada pelo jornal britânico.

Kathleen Murray mora em uma área sem água encanada, coletando água da chuva em tanques. Por isso, o líquido é precioso demais para ser usado no gramado. De acordo com o The Guardian, se ela e os quatro filhos adolescentes ficarem sem água no Verão, pode demorar até duas semanas para ser entregue por meio de caminhões-pipa.

“Eu costumava achar que os bandicoots eram animais selvagens de destruição em massa que invadiam meu gramado, mas agora vejo que eles realmente me libertaram de ter que cuidar dele”, comenta Kathleen, que está até usando uma camisa comemorativa que cita a premiação.

Como mostra o The Guardian, o concurso Gramado Mais Feio do Mundo começou em Gotland há dois anos, após a popular ilha de férias na Suécia ter ficado algumas horas sem água em um Verão.