busca

Bizarrice

Âncora da CNN causa polêmica ao confundir Edimburgo com Glasgow

Por João Paulo Martins  em 01 de novembro de 2021

Jornalista Wolf Blitzer cria post no Twitter dizendo ter chegado à capital escocesa para a cúpula do clima da ONU, mas o evento está sendo realizado em Glasgow

Âncora da CNN causa polêmica ao confundir Edimburgo com Glasgow
Wolf Blitzer, âncora do programa The Situation Room, da CNN, confundiu Edimburgo com Glasgow (Foto: Twitter/wolfblitzer/Reprodução)

 

O jornalista americano Wolf Blitzer, âncora da emissora CNN, causou polêmica no Twitter nesta segunda (1/11) ao publicar uma foto em que diz estar na cidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, onde se prepara para a cúpula das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26). O problema, como mostra a agência estatal russa de notícias Ruptly, é que o evento climático está sendo realizado em Glasgow.

Blitzer apresenta o programa The Situation Room, da CNN, e usou a rede social de 280 caracteres para compartilhar que ele e sua equipe estavam na Escócia para a COP26. “Estou falando direto de Edimburgo, na Escócia, onde 20.000 líderes e delegados mundiais se reunirão para a Cúpula do Clima COP26”, escreve o jornalista no post em que aparece ao lado de uma janela que dá vista para o famoso castelo da capital escocesa.

Diversos usuários do Twitter responderam o apresentador americano lembrando que a cúpula da ONU não está sendo realizada em Edimburgo. O encontro será a cerca de 72 km de distância, em Glasgow, a cidade mais populosa da Escócia.

A Ruptly lembra que o texto de Wolf Blitzer não diz diretamente que as 20.000 pessoas estariam indo para Edimburgo, e sim, para o país como um todo. Só que isso não impediu que recebesse inúmeras respostas bem-humoradas.

O ex-deputado britânico Douglas Carswell é um dos que responderam. Citado pela agência russa, o político diz que o âncora da CNN gerou uma “fake news”, acrescentando que “a COP26 está acontecendo em Glasgow”.

O comediante australiano Craig Reucassel também se pronunciou, afirmando que Blitzer cometeu um erro comum de turista americano. “Dizendo que você é americano sem dizer que é americano”, brinca o humorista, citado pela Ruptly.

O usuário @_frankiam sugeriu ao âncora da CNN que usasse um trem para ir de Edimburgo a Glasgow. “Que bom que, pelo menos, você chegou no país certo”, brinca o internauta, citado epla agência de notícias.