Cultura
VIRAL: internautas ficam intrigados com semelhança entre múmia egípcia de 3.500 anos e a personagem Marge Simpson
A “semelhança” se deve apenas ao adorno de cabeça de Tadi Ist, filha do sumo sacerdote de Djehouti, retratado na parte interna da tampa do sarcófago
Após as autoridades egípcias divulgarem imagens de um sarcófago desenterrado no fim do ano passado em um sítio arqueológico de 3.500 anos em Minya, internautas logo se espantaram com a semelhança entre essa múmia e a personagem Marge Simpson, do famoso desenho animado Os Simpsons, da Fox/Disney.
Como mostra o jornal americano New York Post, o sarcófago foi datado do Novo Reino, entre 1550 a.C. e 1069 a.C. A tampa estava adornada com pinturas retratando o Livro dos Mortos, que contém feitiços destinados a ajudar nos desafios do pós-vida. Na parte interna, é exibida uma mulher de cor amarela, vestida com roupas verdes e um longo adorno de cabeça azul, que gerou a comparação com a matriarca da família Simpson.
“Marge?”, comentou um usuário da rede social Reddit, citado pelo jornal americano. “Matt Groening é realmente um viajante do tempo”, disse outra pessoa, em referência ao criador do desenho animado. “O Egito previu os Simpsons”, escreveu outro internauta. “O único acontecimento documentado na história e que Os Simpsons não previram antes”, alguém também comentou.
O sarcófago pertencia a Tadi Ist, filha do sumo sacerdote de Djehouti em Ashmunein, explica o New York Post. A descoberta fornece outras informações sobre as práticas funerárias, a arte e a cultura do Antigo Egito durante o período do Novo Império, muitas vezes chamado de “Idade de Ouro”.