Cultura
VIRAL: gato causa prejuízo de mais de R$ 70.000 ao ligar fogão e incendiar imóvel na China
Por sorte, o felino não se machucou, mas virou celebridade na rede social chinesa Douyin
Um gato gastou uma de suas nove vidas depois de, acidentalmente, ligar o fogão por indução e colocar fogo na casa em que vive na província de Sichuan, no sudoeste da China.
Segundo o jornal South China Morning Post, o incidente causado pelo gato da raça british shorthair, chamado Jingoudiao, gerou danos no valor de 100 mil yuans (cerca de R$ 71.000). Por sorte, o felino escapou ileso do fogo, apenas com a pelagem suja de fuligem.
A tutora dele, Dandan, compartilhou o acontecimento na rede social chinesa Douyin (do grupo TikTok) e o bichano viralizou. Ela teria começado a fazer lives com o pet para “compensar” os estragos que ele causou. A live em que fala sobre o incêndio atraiu mais de oito milhões de visualizações no Douyin, revela o jornal chinês.
Dandan conta que, no dia 4 de abril, estava jogando mahjong na área externa de seu condomínio, quando recebeu um telefonema da administração dizendo que sua casa estava em chamas.
Quando correu para casa, descobriu que seu gato Jingoudiao era o responsável pelo incêndio, que queimou todo o primeiro andar do imóvel. A suspeita foi que o pet estava brincando na cozinha e, sem querer, pisou no painel sensível ao toque do fogão por indução.
Os bombeiros encontraram o gato de pelo dourado escondido em um armário no andar de cima, coberto de cinzas, mas sem ferimentos.
Citada pelo South China Morning Post, Dandan disse que era culpada por não desligar a energia do fogão e prometeu que, daqui para a frente, vai prestar mais atenção à segurança contra incêndio.