busca

Cultura

Morre aos 112 anos Lawrence Brooks, o mais velho veterano americano da Segunda Guerra Mundial

Por João Paulo Martins  em 06 de janeiro de 2022

O veterano foi convocado para o exército dos EUA aos 31 anos e participou da Segunda Guerra no 91º Batalhão de Engenharia

Morre aos 112 anos Lawrence Brooks, o mais velho veterano americano da Segunda Guerra Mundial
Lawrence Brooks morreu nesta quinta (6/1) aos 112 anos. Ele era o mais velho veterano americano da Segunda Guerra ainda vivo (Foto: Nationalww2museum.org/Reprodução)

 

O veterano mais velho conhecido da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) morreu nesta quarta (6/1) aos 112, informa o Museu Nacional (National WWII Museum) da Segunda Guerra Mundial dos EUA em comunicado divulgado hoje.

Lawrence Brooks foi convocado para o exército americano aos 31 anos e passou a Segunda Guerra no 91º Batalhão de Engenharia, predominantemente afro-americano, que estava lotado na Nova Guiné e nas Filipinas, na Oceania, de acordo com o museu. Após a guerra, ele trabalhou como operador de empilhadeira durante 40 anos.

A esposa de Brooks, Leona, morreu em novembro de 2008. Eles deixaram cinco filhos, 13 netos e 32 bisnetos, conforme o museu americano.

Desde 2014, o National WWII Museum diz ter sediado festas de aniversário de Brooks, incluindo encontros com distanciamento social nos últimos anos, citando seu bom humor e entusiasmo nessas celebrações.

“Ele era um amigo querido, um homem de grande fé e tinha um espírito gentil que inspirou as pessoas ao seu redor. Sua gentileza, sorriso e senso de humor o conectaram a gerações de pessoas que o amavam e admiravam”, comenta Stephen J. Watson, presidente e CEO do museu, no mesmo comunicado.

Celebridades americanas comentaram a notícia da morte de Lawrence Brooks, incluindo o presidente Joe Biden.

“Estou triste em saber que Lawrence Brooks – que era o mais velho veterano da Segunda Guerra Mundial dos Estados Unidos – faleceu. Tive a honra de falar com ele no ano passado. Ele foi realmente o melhor da América. Seus entes queridos têm minhas orações”, publica Biden no Twitter.

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, também tuitou suas condolências, agradecendo a Brooks pelos serviços. “Lamento saber do falecimento do sr. Lawrence Brooks, o mais velho veterano da Segunda Guerra Mundial da América e um orgulhoso filho de Louisiana. Estou grato por ter tido a chance de conhecê-lo e aprender com sua história. Junte-se a mim e à @FirstLadyofLA [primeira dama] em oração para sua família durante esse tempo”, tuitou o governador.

No comunicado, o museu da Segunda Guerra diz que a morte de Brooks ressalta a urgência e a importância de preservar para as gerações futuras as histórias de homens e mulheres que serviram na Segunda Guerra Mundial. Dos 16 milhões de veteranos dos EUA que lutaram no conflito, aproximadamente 240.000 permanecem vivos, de acordo com o Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA.