busca

Cultura

Morre a atriz britânica Helen McCrory da série Peaky Blinders

Por João Paulo Martins  em 16 de abril de 2021

Ela fazia o papel da matriarca no drama policial da plataforma Netflix

Morre a atriz britânica Helen McCrory da série Peaky Blinders
A atriz britânica Helen McCrory no papel de Polly, no drama policial Peaky Blinders, da Netflix (Foto: Netflix/Reprodução)

A atriz britânica Helen McCrory, estrela do Peaky Blinders, morreu de câncer aos 52 anos, anuncia seu marido , o também ator Damian Lewis, em tuíte divulgado nesta sexta (16/4).

O casal, que se uniu em 2007, possui dois filhos: Manon, nascida em 2006, e Gulliver, nascido em 2007.

Na mensagem publicada na rede social de 240 caracteres, Lewis afirma que McCrory faleceu "cercada por uma onda de amor" e pacificamente em casa.

"Estou com o coração partido ao anunciar que, após uma batalha heroica contra o câncer, a bela e poderosa mulher que é Helen McCrory morreu pacificamente em casa, cercada por uma onda de amor de amigos e familiares", diz o ator no Twitter.

Carreira prestigiada

Helen McCrory, que recebeu a Ordem do Império Britânico por seus serviços para a cultura em 2017, era provavelmente mais conhecida por interpretar a temível matriarca Polly no drama policial Peaky Blinders, da Netflix. Mas ela teve uma carreira de sucesso nos  palcos, aclamada pela crítica e ganhando aplausos por papéis no Teatro Nacional em produções como Medea e Terence Rattigan e no drama do pós-guerra The Deep Blue Sea.

A atriz nasceu no bairro de Paddington, em Londres, filha de mãe galesa e pai escocês, e era a mais velha de três filhos.

Ela frequentou a escola em Hertfordshire, depois passou um ano morando na Itália, antes de retornar a Londres para estudar atuação no Drama Centre.

Helen McCrory interpretou Narcissa Malfoy, na saga de filmes de Harry Potter, e Polly Gray, na série Peaky Blinders. Do longo percurso cinematográfico, fazem parte filmes como A Rainha (2006), A Relação Especial (2010), Hugo (2011) e 007: Skyfall (2012).

McCrory participou ainda de diversas séries de TV. Nos últimos anos, fez Penny Dreadful (2014-2016) e His Dark Materials (2019-2020) e as minisséries Roadkill (2020), Quizz (2020), MãePaiFilho (2019) e Fearless (2017).