busca

Cultura

Grupo de leitura dos EUA termina seu primeiro livro após quase 30 anos

Por Da Redação  em 06 de outubro de 2023

Considerado procrastinador, o grupo de leitura Marshall McLuhan, da Califórnia (EUA), começou a ler Finnegans Wake, de James Joyce, em 1995

Grupo de leitura dos EUA termina seu primeiro livro após quase 30 anos
Capa de uma edição mais moderna da obra Finnegans Wake, de James Joyce (Foto: Biblio.sg/Reprodução)

 
Um clube de leitura da Califórnia, nos EUA, que é baseado na procrastinação, acaba de terminar de ler e discutir o primeiro livro, depois de quase 30 anos. E você achando que demora para finalizar uma obra…

Segundo a emissora americana Fox News, os dedicados leitores do grupo Marshall McLuhan escolheram o livro Finnegans Wake, do renomado escritor irlandês James Joyce, como a primeira obra a ser discutida pelo grupo em 1995.

O clássico romance, de 672 páginas, tem a reputação de ser uma das obras de ficção mais difíceis de ler em toda a literatura ocidental, devido ao estilo experimental da linguagem.

Em um de seus livros, o pesquisador Edmund Lloyd Epstein, da Universidade de Imprensa da Flórida, especialista na obra de Joyce, citado pela emissora, comenta a obra: “Escrito em neologismo complexo e baseado em trocadilhos e ostentando uma narrativa onírica que desafia as convenções de enredo e continuidade, Finnegans Wake' de James Joyce, tem desafiado os leitores desde sua primeira publicação em 1939.”

Para o especialista, o romance é tão difícil que “apenas os corajosos ou imprudentes tentam desvendar esse clássico”, que é “bem conhecido, mas relativamente pouco lido”. A maioria aborda o texto em grupos de leitura, justamente para ter assistência mútua (e apoio moral).

James Joyce é mais conhecido por Ulysses, a coleção de contos Dubliners e o romance Um Retrato do Artista Quando Jovem. Ele demorou 17 anos para finalizar Finnegans Wake, seu derradeiro romance.

O grupo de leitura procrastinador Marshall McLuhan lia uma página por vez e depois discutiam o conteúdo por duas horas. De acordo com a Fox News, as reuniões mensais aconteciam em uma unidade da Biblioteca Pública de Los Angeles, na Califórnia (EUA).

Quando a pandemia de covid-19 surgiu em 2020, o grupo continuou discutindo o livro, por meio de videoconferência.

A última página da obra Finnegans Wake foi lida e discutida na última terça (3/10). O organizador do grupo, Gerry Fialka, disse que eles começarão a ler novamente a obra de James Joyce no início da próxima semana.