busca

Cultura

Cinco leões fogem de recinto em zoológico na Austrália e acionam situação de emergência

Por João Paulo Martins  em 02 de novembro de 2022

Por sorte, os felinos não deixaram as dependências do zoo e foram encontrados perto do recinto dos leões

Cinco leões fogem de recinto em zoológico na Austrália e acionam situação de emergência
Quatro filhotes e um leão macho adulto fugiram do recinto no zoo de Sidney (Foto: Facebook/tarongazoo/photos)

 

Cinco leões conseguiram escapar de seu recinto em um zoológico australiano nesta quarta (2/11), levando a uma situação de emergência até que as autoridades locais precisaram ser acionadas para conter os animais.

Segundo a emissora americana NBC News, após a fuga dos felinos, o zoo Taronga, de Sidney, na Austrália, foi imediatamente fechado sob alerta de “código um” (quando há ameaça de animal perigoso). Os visitantes, incluindo os que participavam de um programa de pernoite na instituição, foram rapidamente evacuados para um lugar seguro.

Os fujões –quatro filhotes e um macho adulto chamado Ato – teriam escapado devido a “um problema de integridade com a cerca de contenção”, informa o zoológico, em comunicado citado pela emissora.

“Os leões foram encontrados em uma pequena área adjacente ao recinto principal dos felinos, onde uma cerca de 1,8 m os separa do resto do zoológico”, explica Simon Duffy, diretor do Taronga Zoo, em entrevista coletiva. Os leões não chegaram a deixar as dependência do zoológico ou a área adjacente ao recinto em nenhum momento, de acordo com Duffy.

Quatro dos cinco leões voltaram para suas tocas, enquanto um filhote precisou ser tranquilizado pela equipe do zoológico, informam as autoridades, citadas pela NBC News. Todos os animais estão seguros e sendo monitorados de perto em uma área restrita aos visitantes, nos fundos do recinto.

 

Cinco leões fogem de recinto em zoológico na Austrália e acionam situação de emergência
Os animais foram encontrados em uma área próxima ao recinto dos felinos (Foto: YouTube/9 News Australia/Reprodução)

 

“Todos os funcionários do zoológico responderam e agiram de forma rápida, e os procedimentos e processos foram seguidos como deveriam. Como resultado, a situação estava sob controle em poucos minutos", comenta o diretor do zoológico.

Segundo a emissora, imagens feitas pela imprensa local mostraram que a resposta ao “código um” de emergência, para contenção dos leões, foi decretada 10 minutos após a fuga dos animais.

“Eles vieram correndo pela área das barracas [do programa de pernoite], dizendo ‘é um código um, saia da sua barraca, deixe seus pertences para trás, corra e venha conosco’”, comenta Magnus Perri, um visitante que iria acampar no zoológico, citado pela NBC News.

Todos os visitantes foram transferidos para uma zona segura até que os leões fossem capturados e retornassem em segurança ao recinto. “Aconteceu tão rápido que ficamos um pouco surpresos. Acho que todos pensaram que era uma espécie de teste”, acrescenta Perri.

Nenhum animal ou humano ficou ferido na rápida fuga dos leões. Mais tarde, o Taronga abriu normalmente, de acordo com as autoridades de Sidney.

Agora, o zoo diz que fará uma revisão completa do incidente para entender exatamente como os leões conseguiram sair do recinto principal, que permanecerá fechado para inspeção até que seja considerado seguro para os visitantes.