busca

Celebridades

Ex-craque argentino Diego Simeone causa polêmica com foto de “xadrez errado”

Por João Paulo Martins  em 27 de junho de 2022

O técnico do Atlético de Madrid compartilhou uma imagem em que aparece jogando xadrez com o filho Giovanni, e muitos internautas o criticaram

Ex-craque argentino Diego Simeone causa polêmica com foto de “xadrez errado”
Apesar de parecer que não estavam jogando xadrez de verdade, Diego e Giovanni Simeone estavam praticando o antixadrez (Foto: Instagram/simeone/Reprodução)

 

O ex-jogador argentino Diego Simeone, de 52 anos, treinador do Atlético de Madrid, da Espanha, compartilhou uma foto de suas férias em família, nas ilhas Maldivas, que está causando polêmica no Twitter.

A imagem traz o técnico com o filho Giovanni Simeone, de 26, atacante do Hellas Verona, da Itália, protagonizando uma partida de xadrez. Até aí, nada demais. Mas o que se tornou viral nas redes sociais é o fato de o ex-craque da Seleção Argentina jogar sem rei e o tabuleiro supostamente estar mal colocado.

Tudo começou após o perfil em espanhol do programa SportsCenter, da emissora ESPN, compartilhar a foto dos dois atletas no Twitter, junto da seguinte frase: “Férias em família para os Simeone: Cholo [Diego] e Gio, um duelo que requer muita concentração”.

O post foi compartilhado pelo usuário Jorge Ramírez e logo viralizou na rede social. “Foto de postura do ano para parecer inteligente jogando xadrez. O tabuleiro está errado e Simeone joga sem rei”, diz o perfil que recebeu mais de 82.200 curtidas.

Apesar da polêmica e parecer que pai e filho apenas fingiam jogar xadrez, um internauta parece ter descoberto a verdade por trás da foto. “O jogo de xadrez de Simeone é chamado de ‘perde-ganha’”, comenta o usuário Julio Montes, que precisou explicar que nesse modo de jogo, também conhecido como antixadrez, o rei pode ter perdido.

“Simeone joga com seus filhos há anos, mas sem saber o que está jogando? Todos os Kasparovs [famoso enxadrista russo] no Twitter saíram para criticar”, completa o espanhol em outro tuíte.

 

Xadrez “perde-ganha”

 

Como mostra o jornal argentino Marca, o xadrez perde-ganha, também conhecido como antixadrez, xadrez suicida ou assassino, é uma variante popular cujo objetivo de cada jogador é perder todas as peças.

A principal regra dessa modalidade é fazer com que o adversário seja obrigado a comer as peças, inclusive perdendo o rei o quanto antes, como foi o caso de Diego Simeone na imagem em que está disputando com o filho.

Não há xeque-mate, e um jogador ganha por não conseguir fazer um movimento ou ficar sem peças no tabuleiro, de acordo com o Marca. O campeão mundial de antixadrez é o romeno Florentin Olteanu, de 52 anos.