Cientistas descobrem que fêmea de golfinho possui clitóris e pode sentir prazer no sexo

Por João Paulo Martins  em 11 de janeiro de 2022

A descoberta pode ajudar a entender alguns comportamentos tão humanizados dos golfinhos quando estão acasalando

Humanos e golfinhos têm ainda mais coisas em comum do que se imaginava, sugere um estudo publicado na última segunda (10) na revista científica Current Biology. Biólogos dizem ter encontrado evidências anatômicas de que as fêmeas dos golfinhos possuem clitóris totalmente funcional, permitindo que sintam prazer durante o sexo – assim como acontece com as mulheres.

A pesquisadora Patricia Brennan, da Faculdade Mount Holyoke, em Massachusetts (EUA), e sua equipe vêm estudando a evolução dos genitais em todos os tipos de animais vertebrados. Mais recentemente, eles voltaram a atenção para os golfinhos, mamíferos marinhos conhecidos pela natureza lúdica e estranhamente humana às vezes.

“Os golfinhos têm dobras vaginais, e estávamos estudando essas dobras para tentar descobrir para que serviam e por que são tão diversas entre as espécies. Como dissecamos todas essas vaginas, o clitóris estava obviamente muito bem desenvolvido, então decidimos investigar o mais”, explica Brennan ao site americano Gizmodo.

Os cientistas analisaram o tecido do clitóris de 11 fêmeas de golfinhos que morreram de causas naturais. Além de estudar as características físicas, também examinaram a presença de terminações nervosas, músculos e vasos sanguíneos. Tudo o que encontraram apontava para a mesma coisa: uma ferramenta sexual totalmente funcional.

Segundo Patricia Brennan diz ao site americano, o clitóris da fêmea golfinho cresce à medida que amadurece, assim como na puberdade humana, e é cercado por uma faixa de tecido conjuntivo que ajuda a manter a forma, indicando que é uma parte valiosa do corpo. E talvez o mais importante, o clitóris do golfinho está repleto de terminações nervosas logo abaixo da pele relativamente fina, além de outros receptores sensoriais, os quais, diz a pesquisadora, “provavelmente estão envolvidos numa resposta de prazer como nos humanos”.

Não é segredo que algumas espécies de golfinhos parecem se envolver em comportamentos sexuais fora dos critérios necessários para a reprodução. Durante o acasalamento, eles parecem se envolver em grandes quantidades de preliminares antes do curto período de inseminação.

“Embora possa parecer óbvio que os animais que possuem comportamento sexual tão variado quanto os golfinhos devem ter prazer com esse comportamento, agora podemos usar características morfológicas do clitóris para mostrar que eles realmente o fazem”, diz Brennan ao Gizmodo.