busca

Bizarrice

Show de luzes com 200 drones dá errado na China

Por João Paulo Martins  em 05 de outubro de 2021

Espetáculo programado pelo shopping Plaza Wanda, em Zhengzhou, na última sexta (1/10), terminou com vários dispositivos caindo sobre o público

Show de luzes com 200 drones dá errado na China
Por sorte não há relato de feridos pelos drones que caíram durante o show de luzes no Plaza Wanda de Zhengzhou, na China (Foto: Twitter/wuwenhang/Reprodução)

 

Estava tudo pronto para um espetáculo de luzes no céu noturno da cidade de Zhengzhou, na China. Milhares de pessoas foram assistir a um show de drones no o shopping Plaza Wanda, quando os dispositivos falharam e começaram a cair sobre a multidão, revela a versão mexicana do portal MSN.

O incidente aconteceu na última sexta (1/10), quando o shopping preparou um show de luzes com 200 drones, mas os veículos aéreos não tripulados apresentaram uma falha desconhecida e começaram a cair como “estrelas cadentes”.

De acordo com o portal, pelo menos 5.000 pessoas (incluindo crianças) estavam na audiência quando as coisas deram errado. O público com medo correu para se abrigar dentro do Plaza Wanda ou edifícios próximos para evitar ser atingido pelos drones desgovernados.

 

 

Os aparelhos caíram sobre edifícios, veículos e até árvores, causando apenas danos materiais e, até agora, nenhuma vítima, segundo o MSN. “Alguns voaram para bem longe”, diz um homem de 20 anos que testemunhou o ocorrido, citado pelo portal mexicano.

Ainda não se sabe a causa da queda dos drones, entre as hipóteses possíveis estão: falha técnica dos dispositivos; interferência; ou possível concorrência desleal por parte alguém que decidiu abatê-los.

Como mostra o MSN, o show de luzes era parte da comemoração do primeiro aniversário do Plaza Wanda em Henan, uma das províncias centrais da China. Felizmente para os espectadores, o pessoal de emergência estava no local e conseguiu evacuá-los em tempo.

Vale lembrar que shows usando dezenas ou centenas de drones se tornaram populares recentemente, especialmente na Ásia. Durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, milhares de drones formaram o contorno do planeta Terra e de seus continentes.